Diretrizes para autores

TIPO DE ARTIGOS

A Revista Colombiana de Gastroenterologia publica os seguintes tipos de manuscritos:

1. Editoriais: sempre pelo Editor ou a pedido expresso do Comitê Editorial. Opinião de especialista sobre um tema de interesse, tendências científicas, pesquisas ou o estado da arte de um tema gastroenterológico ou um dos artigos contidos no número específico do RCG. Editoriais e notas editoriais não estão sujeitos à revisão por pares externos.

2. Artigos originais (pesquisa clínica e/ou experimental ou laboratorial): esses manuscritos apresentam detalhadamente os resultados originais de projetos de pesquisa elaborados para responder a uma questão científica específica (avaliação de testes diagnósticos, tratamentos, prognósticos de doenças etc.) e são apoiados por análises estatísticas. Além de estudos epidemiológicos (transversais, de caso-controle, de coorte etc.) e experimentos controlados. Séries de casos (mais de 6) e estudos de história natural também estão incluídos. Em geral, os artigos originais devem ser organizados com as seguintes seções: resumo, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões, referências, tabelas e figuras.

Esse tipo de trabalho é submetido à revisão por pares por dois revisores externos. Eles devem conter um resumo estruturado em espanhol e inglês, cuja extensão máxima não deve exceder 250 palavras. Número máximo de palavras para o manuscrito, incluindo tabelas, figuras e referências: 6.000, Número máximo de referências: 60.

3. Revisões sistemáticas da literatura e meta-análises: são considerados artigos originais e devem seguir as regras descritas acima. Elas diferem das revisões narrativas da literatura porque seguem um método científico e abordam uma questão de pesquisa. Esses artigos são submetidos à avaliação de dois pares externos. Extensão máxima do resumo: 250 palavras, número máximo de palavras para o manuscrito: 7.000 e número máximo de referências: 80.

4. Artigos de revisão (revisões de tópicos): Devem cumprir a finalidade de ser uma compilação muito adequada de informações, atualizadas e devidamente analisadas, sobre tópicos de interesse dos leitores. São solicitados diretamente pelo Comitê Editorial a especialistas no assunto. Esse tipo de artigo tem as seguintes finalidades: atualizar e informar sobre o estado de um determinado tópico, comunicar novos conhecimentos, informar e avaliar a literatura publicada, comparar informações de diferentes fontes, descrever e definir tendências de pesquisa, propor novas linhas de pesquisa ou ideias para trabalhos futuros.

O tamanho máximo dos artigos de revisão, incluindo tabelas, figuras e referências, será de 4.000 palavras. Os resumos dos manuscritos que relatam revisões de tópicos serão preparados em um formato estruturado de acordo com as seguintes seções: Histórico, Tópico, Conclusões. Resumo de no máximo 250 palavras. O texto ou corpo do artigo deve ser dividido em: Introdução, Desenvolvimento do tópico e Conclusões. Esses artigos são enviados para revisão por pares por dois pares externos.

5. Relatos de caso são manuscritos que relatam um ou vários casos e fazem uma breve revisão da literatura sobre a condição clínica. Recomenda-se enfaticamente que, ao preparar o manuscrito de um relato de caso ou série de casos, os autores sigam as diretrizes CARE recomendadas internacionalmente (http://www.care-statement.org/index.html).

Eles devem conter um resumo em inglês e espanhol em um formato estruturado com as seguintes seções: histórico, resumo do caso e conclusões (não mais do que 250 palavras).  O texto deve ser dividido em introdução, descrição do caso, discussão e conclusões. Esse tipo de artigo está sujeito a pelo menos uma revisão por pares externos. Sugerimos que o manuscrito tenha no máximo 3.500 palavras e um máximo de 40 referências.

6. Diretrizes e consensos de manejo: Diretrizes e consensos de prática clínica são indicações formuladas com níveis claros de evidência, sistematicamente desenvolvidas a partir de análises estatísticas de fontes de informação confiáveis e suficientes, que ajudam o médico assistente a tomar decisões no manejo de um paciente, permitindo uma maior probabilidade de sucesso com base em experiência estatisticamente significativa no assunto. Recomenda-se o uso de 10.500 palavras e um máximo de 100 referências, além de seguir as sugestões de desenvolvimento de diretrizes estipuladas no AGREE (http://www.agreetrust.org/).

7. Cartas ao editor: comentários breves sobre um artigo publicado na Revista Colombiana de Gastroenterología. Devem ser acompanhadas de um título e o assunto deve ser tratado de forma muito específica; sua extensão não deve exceder 1.000 palavras e as referências bibliográficas devem ser incluídas. A decisão sobre a publicação das cartas recebidas fica a critério do Editor e do Comitê Editorial.

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista Colombiana de Gastroenterologia recebe artigos científicos, os quais devem obedecer às seguintes normas de publicação, cujo não cumprimento será motivo de rejeição.

1. Os artigos apresentados em colaboração a Revista Colombiana de Gastroenterologia devem ser não publicado. Trabalhos que tenham sido publicados anteriormente não serão aceitos. Os autores não devem enviar trabalhos que reproduzam parcial ou substancialmente textos já publicados, mesmo em outros idiomas. O processo de revisão inclui o uso de ferramentas de detecção de plágio.

2. Autores: Os nomes dos autores e a ordem em que aparecerão devem ser cuidadosamente revisados ​​antes de enviar os trabalhos, para que sejam registrados corretamente no site. Alterações de adição, exclusão ou reordenação dos autores devem ser feitas antes que o trabalho seja aceito e somente se essa alteração for aprovada pelo Editor da revista. Nenhuma alteração será feita após a aceitação do manuscrito. As informações dos autores devem ser inseridas somente por meio do site, não no arquivo do artigo a ser avaliado. Todos os autores devem indicar seus Código ORCID, para ajudar a identificar o autor de maneira única. O nome do arquivo, seu conteúdo e materiais complementares (figuras) devem omitir qualquer referência à identidade de seus autores ou sua afiliação. Todos os autores devem inserir sua afiliação atual no site.

Autoria: Conforme estabelecido nos Requisitos Uniformes, para ser considerado autor de uma obra é essencial ter feito contribuições substanciais para: a) a concepção e desenho ou aquisição de dados e informações, ou para a análise e interpretação dos dados; b) planejamento de artigos ou revisão de conteúdo intelectual importante; c) a aprovação final da versão a ser publicada. Os autores devem atender a todas as condições mencionadas. "Autoria de cortesia" é inaceitável. A contribuição de amostras ou o recrutamento de pacientes, por exemplo, embora essencial para a investigação, não constitui autoria por si só e uma menção nos agradecimentos é suficiente para este tipo de contribuição. Os autores devem especificar sua participação na elaboração do artigo.

3. O arquivo com o conteúdo escrito do trabalho deve ser enviado em formato de texto (doc ou docx), em espanhol, através do site: revistagastrocol.com. Os artigos devem ter no mínimo 3.000 e no máximo 6.000 palavras.

Deve incluir título, resumo e palavras-chave traduzidas para o inglês.

O formato do texto será:

  • Coluna única, tamanho carta.
  • Margens de 2,5 cm. com espaçamento duplo
  • Numeração no canto inferior direito
  • Texto: fonte Verdana, tamanho 12, parágrafo justificado.

4. O título e subtítulo juntos não devem exceder 15 palavras; Deve ser conciso, mas informativo sobre o conteúdo central da publicação e trazer sua tradução para o inglês. O resumo (que não deve ultrapassar 150 palavras no caso de resumos não estruturados ou 250 estruturados) deve ser estruturado incluindo os objetivos do estudo, os materiais e métodos utilizados, os principais resultados e as conclusões mais importantes. Não use abreviações fora do padrão. Os Editores podem modificar a redação do resumo submetido pelos autores. Após o resumo, 3 a 5 palavras-chave em espanhol e inglês devem ser fornecidas e identificadas como tal. Use para este propósito os termos listados nos títulos de assuntos médicos da National Library of Medicine (MeSH) (http://www.nlm.nih.gov/mesh). Ou em Ciências da Saúde (DeCS) no seguinte endereço eletrônico: http: //decs.bvs.br/E/homepagee.htm. Essas palavras-chave serão usadas para fins de indexação de trabalho. Nesta seção, omita a citação de referências bibliográficas.

5. Estrutura: Os artigos de pesquisa devem ter:

a. Introdução e apresentação do estudo
b. Metodologia (materiais e métodos)
c. Resultados
d. Discussão e Conclusões
e. Obrigado
f. Referências bibliográficas.

Outros tipos de artigos como Artigos de Revisão, casos clínicos e editoriais podem ter outros formatos, que devem ser aprovados pelos Editores.

a. Introdução. Resumir o estudo e afirmando o seu propósito. Quando apropriado, explicitar os pressupostos cuja validade tentou verificar. Não rever o assunto extensivamente e citar apenas as referências que são estritamente estudo atingentes.

b. Materiais e Métodos ou Casuística e Métodos. Descrever a seleção dos sujeitos estudados: pacientes ou animais de experimentação, órgãos, tecidos, células, etc, e seus respectivos controles. Identificar os métodos ou instrumentos e procedimentos utilizados, com precisão suficiente para permitir que outros observadores de reproduzir os resultados. Se usado métodos bem estabelecidos e freqüentemente utilizados (incluindo métodos estatísticos), apenas o nome e citar as respectivas referências. Quando os métodos têm sido publicados, mas não são bem conhecidos, fornecer referências e adicionar uma breve descrição. Se os métodos utilizados são novos ou mudanças de métodos estabelecidos, descrever com precisão, para justificar o seu uso e uma declaração de suas limitações. Quando experimentos foram realizados em seres humanos, explícitos se os procedimentos respeitados os padrões éticos propostos pela Declaração de Helsinque (emendada em 2005) e se eles foram revisados e aprovados por um comitê ad hoc da instituição onde o estudo foi realizado. Quando solicitado pelos editores, os autores devem anexar o documento de aprovação relevante. Identificar drogas e produtos químicos utilizados, nome genérico, doses e vias de administração. Identificar pacientes por números consecutivos, mas não use suas iniciais ou números de seus registros médicos hospitalares. Indicar sempre o número de pacientes ou observações, os métodos estatísticos utilizados eo nível de significância previamente escolhido para julgar os resultados. É essencial para identificar os métodos estatísticos utilizados.

c. Resultados. Apresente seus resultados em seqüência lógica e consistente no texto, tabelas e figuras. Os dados podem ser apresentados em tabelas e figuras, mas não simultaneamente em ambos. No texto, destacar observações importantes, sem repetir todos os dados apresentados em tabelas ou figuras. Não misture a apresentação dos resultados com a discussão.

d. Discussão e Conclusões. Esta é uma discussão sobre os resultados de seu trabalho e não uma revisão geral sobre o tema. Apenas enfatizar aspectos novos e importantes que traz o trabalho e você propor conclusões a partir deles. Não repetir em detalhes dados mostrados na seção Resultados. Explícita concordância ou discordância de seus achados e suas limitações, em comparação com outros estudos relevantes identificados a partir das respectivas citações. Conecte suas conclusões com os objetivos do estudo, que foram destaque na seção Introdução. Evite fazer conclusões que não são suportados pelos seus resultados e construir sobre o trabalho ainda não concluído. Pergunte novas hipóteses consideradas apropriadas, mas classificá-los claramente como tal. Quando for o caso, propor as suas recomendações.

e. Obrigado. Expresse seu agradecimento apenas às pessoas e instituições que fizeram contribuições significativas para o seu trabalho, mas não atenderam aos critérios de autoria, como assistência técnica recebida, assistência na redação do manuscrito ou suporte geral fornecido pelo chefe do departamento. O aporte financeiro e recursos materiais recebidos também farão parte dos agradecimentos. Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou o tipo de bolsa ou prêmio. Quando o financiamento provém de uma bolsa a nível regional ou nacional, ou de recursos de universidades ou outras instituições dedicadas à investigação; Inclua o nome da instituição ou organização que financiou o estudo. Caso nenhum financiamento tenha sido recebido, inclua a seguinte frase: Esta pesquisa não recebeu auxílio específico de agências do setor público, setor comercial ou entidades sem fins lucrativos.

f. Referências. Referências limite (citações) para não mais de 40. Numerá-las consecutivamente na ordem em que aparecem pela primeira vez no texto. Identificá-los por algarismos arábicos em sobrescrito, colocados no final da frase ou parágrafo em que são referidas. As referências são citadas apenas em tabelas ou legendas de figuras devem ser numeradas em seqüência correspondente à primeira vez que citar essas tabelas ou figuras no texto. Você pode incluir referências a trabalhos que tenham sido aceites por uma revista, mas ainda estão em processo de publicação, neste caso, anote a referência completa, em seguida, adicionando o nome abreviado da revista as palavras "(no prelo)" . A Revista Colombiana de Gastroenterología sugere que os autores citem pelo menos duas (2) referências colombianas ou latino-americanas. O formato das referências será restrito aos seguintes padrões de estilo de Vancouver: (Vista: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Aqui estão alguns exemplos:

a. Artigos de revistas: Paternal sobrenome e inicial do autor. Listar todos os autores quando seis ou menos, quando sete ou mais, listar os seis primeiros e acrescentar "et al" ou "et al", como se a nomeação é em espanhol ou outro idioma, respectivamente. Limite de pontuação vírgulas para separar autores juntos. Título completo do artigo em sua língua original. Nome abreviado do periódico em que ele apareceu, abreviado de acordo com o formato do Index Medicus (http://www.nih.gov/tsd/serials/LJI/html) sem parênteses. Edição, Volume (:) inicial e final do artigo, separados por um hífen (-)

Exemplo:

Awad W, Garay A, Martinez C, Onate V, Turu I Yarmuch J. Queda de peso e qualidade de vida com a cirurgia de bypass gástrico com e sem anel de calibração. Rev Chil Cir 2008, 60:17-21.

Opcional: se um periódico tiver paginação contínua em todo o volume (como fazem muitos periódicos médicos), omita o mês e o número da edição.

Exemplo:

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Trasplante de órganos sólidos en pacientes infectados por el VIH. N Engl J Med. 2002; 347: 284-7.

b. Capítulos de Livros: Autores do capítulo (.) Título do capítulo (.) sobrenome e inicial do nome dos autores / editores do livro (.) Título do livro (.) Edição (.) Cidade (:) Nome editorial (;) Ano de publicação (:) de início e fim páginas do capítulo (.)

Exemplo:

Croxatto H. Prostaglandinas. Funções endócrinas do rim. In: Pumarino H, ed. Endocrinologia e Metabolismo. Santiago: Editorial Andres Bello, 1984, 823-840.

c. Os artigos em formato eletrônico: autores citam, título do artigo e revista como fonte para a publicação impressa, indicando, em seguida, o site onde você tem a citação ea data em que a consulta foi feita.

Exemplo:

Morse S. Fatores no surgimento de doenças infecciosas. Emerg Infect Dis (citado 05 junho 1996). Disponível a partir do http://www.cdc.gov/ncidod/EID/eid.htm.

Para outras publicações, consulte as regras em "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas" http://www.icmje.org. Os autores são responsáveis pela exatidão de suas referências.

Links online para referências

Os links online para as referências favorecem a divulgação da pesquisa e o nível de qualidade do sistema de avaliação por pares. Para criar links para serviços de indexação e consulta como Scopus, CrossRef e PubMed, é necessário que os dados fornecidos na lista de referências bibliográficas estejam corretos. Observe que erros nos nomes dos autores, título da publicação, ano de publicação e páginas podem impedir que o link para o manuscrito citado seja criado. Ao copiar uma referência, esteja ciente de que ela pode conter erros. É altamente recomendável usar o DOI.

O DOI nunca muda e, portanto, pode ser usado como um link permanente para um artigo eletrônico. Exemplo de citação por DOl: VanDecar J.C., Russo R.M., James D.E., Ambeh W.B., Franke M. (2003). Aseismic continuation of the Lesser Antilles slab beneath northeastern Venezuela. Journal of Geophysical Research, https://doi.org/10.1029/2001JB000884. Observe que essas citações devem ter o mesmo estilo e formato descritos nas normas para o restante das referências bibliográficas.

6. Você pode incluir no máximo 5 tabelas, considerando nesta categoria tabelas, quadros e gráficos. As tabelas devem ser incluídas em formato de texto e incorporadas ao corpo do trabalho. Não devem ser enviados de forma independente ou em formato de imagem.

7. Podem ser incluídas no máximo 10 figuras, considerando nesta categoria diagramas, diagramas, ilustrações, mapas, plantas, desenhos e fotografias, entre outros. Os gráficos devem ser feitos usando um programa apropriado. As imagens digitalizadas por computador devem ser gravadas em alta resolução (300 dpi ou superior) nos formatos JPEG ou TIFF para que possam ser revisadas por programas de design gráfico comumente usados. Envie as figuras digitalizadas em arquivos separados para a redação. Letras, números, setas ou símbolos devem aparecer claros e nítidos na fotografia e devem ser grandes o suficiente para permanecer legíveis quando a Figura é reduzida em tamanho na publicação. Seus títulos e legendas não deverão aparecer na fotografia, mas serão incluídos em folha à parte, a ser composta pela gráfica. Os símbolos, setas ou letras usados ​​nas fotografias de preparações microscópicas devem ser de tamanho e contraste suficientes para distingui-los de seu ambiente. Cite cada Figura no texto em ordem consecutiva, entre parênteses. Se uma figura reproduz material publicado anteriormente, indique sua fonte de origem e obtenha permissão por escrito do autor e editor original para reproduzi-lo em seu trabalho. Nas fotos de pacientes, parte do rosto deve ser coberta para proteger o anonimato.

Legendas para as figuras. Títulos atuais e lendas de figuras em uma página separada. Identificar e explicar todos os símbolos, setas, números ou letra é usado para indicar algumas das ilustrações.

8. Unidades de medida. Use unidades correspondentes ao sistema decimal métrico.

9. Correções do autor. Uma vez que os primeiros testes do trabalho de impressão, isso geralmente é enviada ao autor para revisão final. Se a correção for considerado necessário, deve ser feito sobre isso para a prova e voltou para os editores, dentro dos prazos estipulados por eles.De Maio.

10 Responsabilidade. A responsabilidade dos conceitos que são publicados são inteiramente o autor eo RCG vai garantir o cumprimento dos princípios éticos.

11. Copyright. A Revista Colombiana de Gastroenterologia publica seus artigos sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não-Derivado 4.0 Internacional. Com o envio de colaborações para o RCG, deve-se entender que os autores conhecem e subscrevem as condições estabelecidas na referida licença.

12.Declaração de privacidade. Os nomes e endereços de e-mail inseridos na Revista Colombiana de Gastroenterologia serão usados exclusivamente para os fins declarados e não estarão disponíveis para qualquer outra finalidade.

13. Cotações da revista. Para citações de referência, a abreviatura do Revista Colombiana de Gastroenterologíaé: Rev. colomb. Gastroenterol.