Processo editorial

Todo o material proposto para publicação na Revista Colombiana de Gastroenterologia (RCG) deve ser enviado para a Revista colombiana de Gastroenterologia, registrando-se como autor na página www.revistagastrocol.com. Deve vir acompanhado da Lista de Verificação e dos formulários FT-021 Carta de Originalidade, FT-022 Carta de Cessão de Direitos e FT-055 Dados do Autor devidamente preenchidos por serem obrigatórios para a publicação e registro de todos os artigos na Revista. Os formulários e a lista de verificação aparecem na página da revista e seguindo estas instruções.

Uma vez recebido o manuscrito original, o Assistente Editorial verifica o cumprimento dos requisitos de submissão estabelecidos nas Indicações aos autores, a Originalidade, Cessão de direitos e Formatos de informação dos autores e o correto preenchimento dos metadados. Caso algum dos requisitos não seja atendido, será devolvido ao autor com a respectiva explicação. Caso esteja de acordo com esta verificação inicial, o Editor ou o Comitê Editorial decidirá se o artigo atende às condições para ser submetido à avaliação por pares científicos externos especialistas no assunto e estes revisores são designados. A avaliação será duplo-cega; a identidade dos autores não é revelada aos revisores, nem sua identidade é revelada aos primeiros.

Os revisores pares comprometem-se a:

  1. Respeite a confidencialidade da revisão e não revele detalhes de um manuscrito ou de sua revisão durante e após o processo de revisão e edição pela revista.
  2. Declare todos os possíveis conflitos de interesse, buscando o conselho da revista se não tiver certeza se algo constitui um conflito potencial.
  3. Informar a revista da presença ou suspeita de conduta questionável, tais como:
  • Suspeita de publicação redundante
  • Suspeita de plágio
  • Suspeita de dados fabricados
  • Suspeita de um conflito de interesses não declarado
  • Suspeita de um problema ético

A Revista Colombiana de Gastroenterologia rejeita o plágio e usa o software de similaridade Ithenticate para sua detecção. Este programa compara o conteúdo com um banco de dados de publicação e gera um relatório de similaridade, destacando o percentual de sobreposição entre o artigo carregado e o material publicado. Quaisquer ocorrências de sobreposição de conteúdo são examinadas posteriormente em busca de plágio suspeito, de acordo com as políticas editoriais da revista.

Os pares externos têm vinte dias úteis para avaliar o manuscrito em um formato de avaliação que lhes permite dar o seu conceito, sugerindo aceitação sem modificações do artigo, aceitação com modificações ou o conceito de não publicação. Com base nos conceitos dos pareceristas, o Comitê Editorial define se será publicado ou não. As observações dos avaliadores externos serão comunicadas aos autores. Uma vez que o autor receba os comentários dos avaliadores, ele deve proceder a uma resposta ponto a ponto e incorporar as modificações correspondentes no texto. Terá 90 dias para fazer as modificações e enviar o artigo modificado. Caso este tempo não seja cumprido, o Editor do RCG entenderá que os autores perderam o interesse em publicar o artigo. Uma vez que o artigo tenha sido modificado pelos autores, o Editor verificará o cumprimento das recomendações solicitadas pelos avaliadores externos e, caso estas tenham sido seguidas de forma adequada, o considerará ao Comitê Editorial para que seja incluído em um futuro número do RCG. Esta decisão será comunicada aos autores.

A decisão editorial baseada nos critérios dados pelos pares externos será comunicada ao autor por correio eletrónico e não é interposto recurso no caso de corresponder à rejeição do artigo.

Uma vez que o artigo tenha sido aceito para publicação e após edição e correção do estilo, os autores receberão o PDF do artigo, que deverá ser cuidadosamente revisado e devolvido com a sua aprovação ou as observações que vierem a ocorrer em determinado período. horas no máximo. Caso não receba resposta do autor principal, presume-se que ele concorda com a versão a ser editada. A Revista colombiana de Gastroenterología estabelecerá os mecanismos necessários para evitar ou resolver possíveis conflitos de interesse entre autores, revisores e / ou a própria equipe editorial.

Assim que um artigo aprovado é destinado a uma publicação, ele é encaminhado para tradução para o inglês por um especialista contratado pela Associação. O Assistente Editorial verifica se os metadados estão completos, carrega os PDFs na página RCG e ativa os DOIs para o número da revista e cada um dos artigos para tornar efetiva a publicação do número. Posteriormente, as informações são inseridas no Publindex, inicia-se a marcação para Scielo, REDIB e Redalyc, respectivamente.