Processo de revisão por pares

Todos os manuscritos submetidos para publicação na Revista Colombiana de Gastroenterologia passam por uma avaliação editorial que determina a relevância temática e a aderência aos padrões de qualidade estabelecidos pela Revista, realizando o seguinte processo de avaliação:

Uma vez recebidos os manuscritos, os mesmos serão revisados ​​pelos editores para verificação de sua relevância temática geral e para verificar a conformidade com as normas de edição, que serão comunicadas aos autores como uma etapa inicial do processo de avaliação.

A rodada de avaliação das colaborações é desenvolvida por meio de dois canais paralelos: um, realizado pela coedição da Revista, na qual é verificado o cumprimento do regulamento de publicação. A outra, solicitada a dois avaliadores para cada trabalho no âmbito do sistema de avaliação duplo-cego, onde se avalia a qualidade do conteúdo e do texto como comunicação científica. Em caso de divergência no resultado das avaliações, o Editor da Revista decidirá sobre esta situação. Entender-se-á, então, que nestes casos a decisão de publicar os trabalhos é de competência exclusiva e irrecorrível do Editor.

As avaliações são realizadas de acordo com os seguintes critérios:

  1. Originalidade do conteúdo

- O trabalho submetido deve ser original e inédito.

- Relevância do tema desenvolvido.

- Possível impacto no campo do conhecimento após sua publicação

  1. Argumentação.

- O trabalho inclui uma revisão da literatura relevante e atualizada sobre o assunto.

- Quadro teórico consistente e convincente.

- A metodologia é flexível e inovadora, apresentando a forma como se aborda a compreensão do problema e explica o contexto em que a pesquisa foi realizada.

- As conclusões estão relacionadas aos objetivos iniciais da pesquisa e resumem a posição do autor, além de serem consistentes com o desenvolvimento do trabalho.

  1. Qualidade de comunicação

- Estrutura lógica, consistente com o conteúdo e desenvolvimento do artigo.

- A escrita do trabalho permite uma compreensão multi e interdisciplinar, sendo compreensível para além dos limites de uma mesma disciplina. O uso de termos ou siglas locais foi evitado, eles foram evitados ou explicados de forma adequada.

- Escrita e ortografia de acordo com o nível de um artigo científico.

- Conteúdo gráfico relevante, suficiente e complementar à informação do texto.

  1. Fontes bibliográficas da obra

- Validade das fontes bibliográficas consultadas.

- Qualidade e relevância da bibliografia consultada.

  1. Aspectos formais

- O título é conciso, específico e claro.

- O resumo é preciso e compreensível e sintetiza adequadamente o conteúdo.

- Palavras-chave são as mais adequadas para o conteúdo.

Ao receber os resultados das avaliações, os mesmos serão integrados em uma única comunicação por artigo que será enviada aos respectivos autores informando-os sobre a recomendação dada pelos avaliadores em relação à possível publicação ou não do seu trabalho de acordo com a recomendação opções existentes. Os trabalhos que forem recomendados dentro das opções onde são solicitados ajustes, uma vez modificados pelos autores, devem ser submetidos à rodada de revisão.

A revisão dos artigos corrigidos consiste em uma segunda leitura pelos mesmos avaliadores da primeira rodada para cada caso, que procederão a verificar se os comentários feitos foram considerados e, com base nessa verificação, recomendarão ou não a publicação. Em caso de divergência nesta instância do processo, o editor revisará os argumentos apresentados pelos revisores e o artigo corrigido, e decidirá em conformidade. O resultado final desta segunda rodada será comunicado aos autores conforme o caso, indicando os motivos desta decisão.

A Revista colombiana de Gastroenterología publica um número limitado de artigos por edição, portanto, uma vez definidos os artigos recomendados para publicação, os editores realizam o processo de seleção no qual avaliarão aqueles que constituirão o conteúdo do número:

  1. Resultado geral da revisão por pares (dependendo da natureza das observações feitas e da qualidade das correções)
  2. Originalidade do assunto do artigo.
  3. Origem do artigo (artigos derivados de pesquisas terão valor superior)

Uma vez resolvido o conteúdo da edição, os autores dos artigos recomendados para publicação serão informados do resultado da seleção.

Ao enviar contribuições ao Revista colombiana de Gastroenterologia, deve-se entender que os autores conhecem e subscrevem as condições de direitos autorais:

- As opiniões e conteúdos dos documentos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não comprometem necessariamente o ponto de vista da RCG.

- O RCG é publicado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não-Comercial-Sem Derivados. Para ver uma cópia desta licença, visitehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0

MODELO DE PUBLICAÇÃO

A Revista colombiana de Gastroenterologia publica seus artigos em um modelo de acesso aberto, onde não há cobrança pelo acesso aos artigos publicados, nem pelos autores pela publicação.

DECLARAÇÃO DE ÉTICA

O RCG segue o Código de Ética do Comitê de Ética em Publicações (COPE)

Na preparação dos artigos, siga as Recomendações para a conduta, relato, edição e publicação de trabalhos acadêmicos em revistas médicas do International Committee of Medical Journal Editors (Vancouver Group), que foram atualizadas em dezembro de 2019 e estão disponíveis em http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/icmje-recommendations/.